O que é um poço artesiano?
É uma obra de engenharia regida por norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que destina a captação de água em grande profundidade, que tecnicamente também é chamado de Poço Tubular Profundo.
A palavra Artesiano tem sua origem na França, Artois ou Artesia, que significa: Fenômeno que a água do poço jorra ou eleva por si, para manter o equilíbrio do lençol subterrâneo.
A palavra Semi-Artesiano é um termo popular usado para poço profundo em que a água não jorra, necessitando de ser bombeado para obtenção de um determinado volume de água.
A palavra Mini-Poço também é um termo popular usado para poço de pequena profundidade, não reconhecido tecnicamente, pois sua captação de água é de lençol freático ou melhor lençol de superfície, portanto sujeito a contaminação bacteriana ou química e a esgotamento, pois este lençol é instável em função da falta de chuva.
Para construção de um poço artesiano, envolve a seleção dos fatores dimensionais mais adequados à estrutura geológica de seu terreno, bem como a seleção dos materiais a serem utilizados na sua construção. Um bom projeto objetiva uma ótima combinação do desempenho de uma longa duração do poço e no custo razoável da obra.
As informações para elaboração do projeto do poço artesiano aqui apresentado, refere-se a poços perfurados em material inconsolidado (depósito de aluvião e coluvião, areia, cascalho, etc.) e em rochas sedimentares de porosidade intergranular (arenitos, conglomerados, siltes, etc.), nos quais são instalados tubo-filtros ou simplesmente chamado filtros (tubo perfurado construído em aço ou PVC) captadores de água.
Poços perfurados em rochas cristalinas (granitos, xistos, quartzitos, etc.), com porosidade de fraturas ou fissuras e de rochas calcários (porosidade de canais de dissolução), são revestidos com tubos (construído em aço ou PVC), apenas na sua parte superior, onde a rocha se encontra alterada e sujeita à desmoronamento, não são utilizados filtros. Portanto, às vezes quando a rocha cristalina se encontra intensamente fraturada, ou o calcário apresenta níveis de alteração ou de intensa dissolução, torna-se necessário revestir o poço e se instalar filtros, para prevenir contra possíveis desmoronamentos das paredes do poço e simultaneamente captar água desta região.
Os princípios básicos para elaboração do projeto do poço, seja em poços com filtros ou não, são os mesmo.
Os fatores técnicos, o custo e o objetivo a que se destina o poço artesiano, devem ser devidamente analisados. Nada vale, por exemplo, projetar um poço que produza 50,0 m³/h., em uma propriedade suburbana, se uma vazão de 1,5 m³/h. poderia plenamente satisfazer às necessidades do proprietário. Da mesma forma, utilizar-se de um revestimento e de um filtro de diâmetro inadequados, ou construídos com materiais de qualidade inferior, simplesmente para se reduzir os custos, apenas sobrecarregar o proprietário com bombeamentos e despesas de manutenção mais elevadas, além do que abrevia a vida útil do poço.
A estrutura do poço consiste de dois elementos principais. Um é a parte que se destina ao abrigo do equipamento de bombeamento (bomba e tubulação) e ao conduto vertical que eleva a água do aqüífero até a bomba. Em parte geralmente é revestida com tubo, embora, como já foi dito, possa não haver necessidade de parte do revestimento, quando o poço é perfurado em rochas cristalinas ou calcários.
O outro elemento essencial é a porção da entrada de água (filtros). Uma vez que é por onde a água do aqüífero penetra no poço, o seu projeto requer uma cuidadosa análise dos fatores hidráulicos que afetam o desempenho do poço. Isso se aplica particularmente a um poço que colhe água de um aqüífero arenoso, consolidado ou não. Em tal caso, um filtro de poço é empregado, funcionando como a porção de entrada de água da estrutura do poço.
Um filtro corretamente construído e instalados, permite a entrada da água livremente e com pequenas velocidades, evita que a areia entre com a água e serve como retentor do material da formação.
Para uma boa otimização e o sucesso na obtenção de água boa através de poço profundo, será indispensável a assessoria de um bom Engenheiro Geólogo, Engenheiro de Minas ou Técnico Hidrólogo, para elaboração do projeto e na supervisão da execução do poço.